SEGUIR ANA MORAES NO FACEBOOK

MEMBROS DO SITE

segunda-feira, 23 de abril de 2012

DIA MUNDIAL DO LIVRO - 23 DE ABRIL


O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha. A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valencio, estabelecido em Barcelona, Vincent Clável Andres propôs este dia para a Camara Oficial do livro em Barcelona.
Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Afonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do livro Espanhol
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do livro e de direito do Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josef Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.
No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado na Espanha. Assim Shakespeare faleceu efetivamente 10 dias depois de Cervantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário