SEGUIR ANA MORAES NO FACEBOOK

MEMBROS DO SITE

terça-feira, 26 de junho de 2012

ANIVERSARIO DE 70 ANOS DE GILBERTO GIL


ANIVERSÁRIO DE GILBERTO GIL (70 ANOS)
No dia 26 de junho de 1942, nascia em Salvador o cantor Gilberto Gil, um dos maiores nomes da MPB, filho de José e Claudina. Depois de morar durante alguns anos no interior da Bahia, Gil voltou à capital com a família aos oito anos, quando ganhou de presente da mãe o seu primeiro violão.
Crescendo sob influência musical de João Gilberto e Luiz Gonzaga, o músico decidiu que seguiria a carreira artística depois de conhecer Caetano Veloso, Maria Bethânia, Tom zé e Gal Costa, nos tempos de faculdade, na década de 60.
Aos poucos, Gilberto Gil foi trilhando seu caminho musical, misturando ritmos como o baião, samba e bossa-nova, rock, reggae, funk e afoxé. Seu primeiro disco, Louvação, saiu em 1967, com o single de sucesso Domingo no Parque, um dos hinos da Tropicália junto com Alegria Alegria, do amigo Caetano.
Dois anos depois, ele e Caetano Veloso foram exilados de seu país, indo para Londres, onde ficaram até 1972 graças ao Regime Militar Brasileiro que os considerava "subversivos". Ficaram longe da família, dos amigos e dos fãs. A carreira, no entanto, não parou e o tempo fora de casa só fez com que a dupla ficasse ainda mais conhecida pelo público estrangeiro.
De volta ao Brasil, Gil lançou uma série de discos antológicos ainda nos anos 70 como Expresso 222, Gil e Jorge (em parceria com Jorge Ben Jor), Doces Bárbaros - duramente criticado na época e hoje considerado um clássico, e a trilogia Refazenda, Refavela, Realce.
Sandra foi um dos maiores sucessos de Refavela, na qual Gil fala sobre a experiência de ter sido preso por porte de drogas e levado à um "hospício" judiciário, por definição do próprio músico.
Na década de 80, o artista incorporou ainda mais o reggae em sua música, fazendo até uma parceria com o lendário Jimmy Cliff. Um dos seus maiores hits da época foi a versão da canção No Woman, No Cry, de Bob Marley. Em 1982, foi criado o Balé Teatro Guaíra, em Curitiba, no qual Gil participou do espetáculo O Grande Circo Mítico, ao lado de um grupo de artistas renomados. Já em 1985, o cantor voltou sua atenção à seca do Nordeste, e compôs os sucessos Chega de Mágoa e Seca D'Água.
Os próximos lançamentos, nos anos 90, foram Parabolicamará, Tropicalia2, MTV Acústico: Gilberto Gil, e o disco duplo Quanta, que rendeu-lhe um Grammy por Melhor Word Music. A partir de 2000, mais sucessos seguiram, sendo a trilha sonora de Eu, Tu, Eles o primeiro deles. Em seguida vieram Milton e Gil (com Milton Nascimento), São João Ao Vivo, Kaya n'Gan Daya, Eletracústico - gravado em Nova York -, Banda Larga Cordel, BandaDois, Fé na Festa e o ao vivo Gil + 10: Gilberto Gil Convida, seu trabalho mais recente.
Carreira política
O primeiro cargo público ocupado por Gilberto Gil foi o de Vereador, em Salvador, em 1989. A notoriedade por sua relação com a política, no entanto, veio com a sua nomeção como Ministro da Cultura, em 2003, anunaciada pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Gil permaneceu no posto por cinco anos e meio, deixando-o nas mãos de Juca Ferreira quando decidiu dedicar-se mais à carreira musical novamente.
Versatilidade
Ao todo, Gilberto Gil tem de 57 lançamentos em discos, sendo 8 deles ganhadores de Grammys. Suas parcerias ao longo da carreiras marcaram histórias, como Elis Regina, Cazuza, Zizi Possi e Ivete Sangalo.
Entre as inúmeras composições aclamadas pelo público brasileiro e internacional estão Vamos Fugir, Andar com Fé, Palco, Realce, Morena, Se Eu Quiser Falar Com Deus, A Raça Humana e Esperando Na Janela que particularmente, é a minha preferida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário